Educação Infantil

A Educação Infantil é uma experiência de intenso convívio social das crianças para além do contexto familiar. Nesse momento, são abertas muitas possibilidades de formação de vínculos com adultos e crianças, e inicia-se a construção do sentimento de pertencer a outro grupo, com suas especificidades e regras de funcionamento e amplia-se o contato com a diversidade.

Nos quatro anos da Educação Infantil, são desenvolvidos a cooperação, a autonomia, a expressão, o respeito, o cuidado, a curiosidade e o prazer em aprender. São trabalhados projetos e atividades de expressão artística, corporal e musical, aulas de educação alimentar, rodas de leitura, histórias e conversas, atividades com jogos matemáticos e brinquedos educativos, considerando as características grupais e individuais.

Nosso trabalho de Educação Infantil está comprometido com o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, e tem como objetivos:

• A instrumentalização para as tarefas cotidianas pertinentes à faixa etária.

• Facilitar o sentido de escolha, como forma de iniciar sua autonomia e desenvolvimento de seus próprios interesses em diferentes atividades.

• Incentivar à criatividade e o senso estético;

• Favorecer o desenvolvimento emocional da criança;

• Propiciar a socialização e consequente desenvolvimento na comunicação;

• Ampliar e enriquecer a base de experiências da criança, propiciando condições favoráveis à construção de seus conhecimentos;

• Incentivar o uso da curiosidade através de criação de hipótese, pesquisa e confirmação;

• Preparar a criança para a aprendizagem da escrita e leitura;

• Desenvolver o senso numérico, auxiliando no conhecimento lógico-matemático;

• Desenvolver uma consciência ambiental e cidadã, de acordo com as possibilidades da faixa etária.

Idades

Infantil II - crianças que completam 03 anos até 30 de junho do ano corrente.

Infantil III - crianças que completam 04 anos até 30 de junho do ano corrente.

Infantil IV - crianças que completam 05 anos até 30 de junho do ano corrente.

Para nós, a Escola deve cumprir sua intenção de ser responsável pela socialização dos conhecimentos, apropriação da cultura e formação do cidadão consciente.

Av.  São João, 383 - Perequê -  Ilhabela

secretaria@colegiosaojoaoilhabela.com.br