Projeto Interdisciplinar e Interventivo - Estudo do Meio

O Colégio São João Ilhabela realiza projetos de Estudo do Meio, como uma forma significativa de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo ao redor dos alunos. Estruturado a partir de uma questão problematizadora, o estudo do meio é um trabalho desafiador, que mobiliza o aluno a usar diferentes ferramentas de investigação e análise, lidar com os imprevistos do trabalho de campo e construir respostas e novas perguntas frente ao que está sendo estudado. Esse trabalho favorece a capacidade de observação, investigação, coleta de dados, registro e análise, propiciando diversos formatos de publicação dos resultados. Além disso, são trabalhados a interação do aluno com a população do local visitado e o cultivo de uma atitude de respeito e responsabilidade em relação às questões ambientais, e de diversidade cultural.

A disciplina Projeto Interdisciplinar e Interventivo - Estudo do Meio, acontece no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O aluno escolhe o tema do projeto que irá desenvolver e cada projeto equivalerá ao trabalho trimestral de três disciplinas. Assim, explicitará as interligações entre as áreas de conhecimento, favorecendo um olhar global, ou seja, uma compreensão interdisciplinar sobre o que está sendo estudado.

O aluno estuda o meio e cria projetos pensando na melhoria do lugar onde vive, desenvolvendo seu pensamento crítico, cidadania, criatividade e protagonismo.