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Menina elegante

Ensino Fundamental II

No universo do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) o aluno depara-se com uma vivência de maiores solicitações. O número de professores aumenta, um por matéria e exigida maior atenção ao que o cerca. Dedicamo-nos em manter seu interesse e motivação, pois é fundamental que o adolescente se envolva no seu processo de aprendizagem, utilizando sua capacidade de produção e concentração para o estudo.

 

Nesse momento, são muito importantes o apoio e envolvimento dos pais acompanhando os estudos, demonstrando interesse pelos assuntos tratados, complementando-os através de conversas, leituras de artigos de jornais, revistas, fotografias, etc.

 

Assim, no ensino do 6º ao 9º ano, para garantir o sentido e o significado da aprendizagem escolar, é essencial a criação de contextos de aprendizagem, especialmente aqueles em que o aprendiz torna-se criador e transformador. Para isso, além do cuidado com a qualidade das aulas, dedicamos-nos à preparação de seminários, debates, exposições, trabalhos para feiras, olimpíadas, excursões, viagens. Estas são atividades apropriadas pois envolvem os estudantes, socializando-os, além de contextualizar a aprendizagem

  • Lembrando também que a arquitetura educa, o Colégio São João Ilhabela propicia espaços amplos, arejados, arborizados e condições para uma variedade de recursos pedagógicos. Aulas nas salas de Culinária, Dança, Informática, Laboratório, Biblioteca e Anfiteatro são um referencial de qualidade no trabalho de aquisição de conhecimento. Contamos ainda com amplo espaço para o trabalho de Educação Física propiciando ao aluno a oportunidade de desenvolvimento físico-motor em condições ideais.

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  • Aqui o professor especialista em uma disciplina é, antes de tudo, um educador responsável pelo processo de aprendizagem e pela formação integral dos seus alunos. A relação próxima reforça um relacionamento baseado na confiança e no respeito.

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  • O número limitado de alunos por classe é bastante relevante para garantir eficiência no processo de aprendizagem e um bom nível de relacionamento entre educadores, alunos e familiares.

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OBJETIVO GERAL

 

  • À formação básica do educando, objetivo primeiro do Ensino Fundamental I, acrescenta-se o desenvolvimento de competências, formando pessoas preparadas para a nova realidade social, mobilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos em situações reais;

  • O fortalecimento dos laços de solidariedade humana, dos vínculos da família e de respeito, em que se assenta a vida social;

  • Capacitá-lo a estabelecer o uso contextual e interdisciplinaridade das diferentes linguagens, desenvolvendo o senso de compreensão reconstrutiva, permitindo ante a informação: ordená-la, avaliá-la, inferir sentidos novos, significado, referências a partir de conteúdos já trabalhados, propiciando-lhe sempre acréscimo e inter-relação dos conhecimentos;

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita, do cálculo e da interpretação de textos e de mundo;

  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e formação de atitudes e valores;

  • A apuração do senso estético;

  • O reconhecimento da necessidade das práticas de atividades físicas objetivando a boa saúde e a disciplina advinda desta prática;

  • O reconhecimento do homem como ser social e transformador do ambiente e das comunidades;

  • O uso das diversas linguagens atuais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Conceber a educação escolar como uma prática que tem a possibilidade de criar condições para que o aluno desenvolva suas capacidades e aprenda os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e participação social, política e cultural.

 

  • Realizar a tarefa educacional visando o desenvolvimento da independência intelectual de seus alunos, através da socialização do saber historicamente acumulado;

  • Desenvolver nos alunos o raciocínio lógico e o espírito para o exercício da cidadania plena participativa e fiscalizadora;

  • Promover uma educação aberta à realidade, possibilitando um intercâmbio de experiência com a comunidade;

  • Proporcionar aos educandos os meios para o desenvolvimento integral como indivíduo único e singular, porém inserido em diferentes grupos sociais;

  • Desenvolver nos educandos atitudes que os levem a assumir papéis como membros responsáveis da família, da comunidade e da sociedade, respeitando a dignidade e as liberdades fundamentais do homem;

  • Proporcionar aos alunos um ambiente de bem estar, amizade e respeito no âmbito escolar e na comunidade;

  • Propiciar o desenvolvimento da liberdade pessoal, permitindo que o educando participe de seu meio como agente de transformação social, descobrindo respostas adequadas às exigências de seu tempo, promovendo uma sociedade mais aberta e mais justa;

  • Promover o desenvolvimento gradativo de valores éticos, morais, cívicos, econômicos e culturais;

  • Condenar qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como quaisquer preconceitos de classe ou de raça;

  • Capacitar o aluno à tomada de decisões;

  • Capacitar os alunos para que continuem seus estudos no Ensino Médio.

Farol
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