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Ensino Médio

O Ensino Médio como etapa de escolarização, tem por finalidade um maior desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo meios para progressão no trabalho e continuidade de estudos acadêmicos.

O aluno do Colégio São João Ilhabela concluirá o Ensino Médio com possibilidade de participar de forma ativa, positiva e consciente na sociedade, respeitando os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática.

É intenção do Colégio São João Ilhabela, formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência e motivação.

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Seu currículo destacará:

  • A compreensão do significado das ciências e sua contribuição para a vida real;

  • A compreensão das letras e das artes;

  • O processo histórico de transformação da sociedade e da cultura;

  • A língua portuguesa como instrumento de socialização, expressão e acesso ao conhecimento;

  • O exercício da cidadania;

  • As questões ambientais e sociais do mundo moderno;

  • A sistematização dos saberes e suas formas de registro;

  • A aquisição de uma visão interdisciplinar do conhecimento;

  • O desenvolvimento de habilidades na área de tecnologia, como ferramenta de aquisição de conhecimento.

E por fim, desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social, que:

  • Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações;

  • Formulem e solucionem problemas;

  • Tenham hábitos adequados de estudo;

  • Saibam trabalhar em grupo;

  • Desenvolvam qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;

  • Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

  • Compreendam a cidadania como participação social e política, assim como exercícios de direitos e deveres;

  • Utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos;

  • Tenham interesse por diferentes formas de expressão cultural e artística;

  • Percebam-se como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformação;

  • Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;

  • Que sejam capazes de resistir às frustrações e de analisar as consequências dos seus atos;

  • Que realizem projetos pessoais.

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