Ensino Médio
O Ensino Médio como etapa de escolarização, tem por finalidade um maior desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo meios para progressão no trabalho e continuidade de estudos acadêmicos.
O aluno do Colégio São João Ilhabela concluirá o Ensino Médio com possibilidade de participar de forma ativa, positiva e consciente na sociedade, respeitando os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática.
É intenção do Colégio São João Ilhabela, formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência e motivação.
Seu currículo destacará:
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A compreensão do significado das ciências e sua contribuição para a vida real;
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A compreensão das letras e das artes;
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O processo histórico de transformação da sociedade e da cultura;
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A língua portuguesa como instrumento de socialização, expressão e acesso ao conhecimento;
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O exercício da cidadania;
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As questões ambientais e sociais do mundo moderno;
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A sistematização dos saberes e suas formas de registro;
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A aquisição de uma visão interdisciplinar do conhecimento;
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O desenvolvimento de habilidades na área de tecnologia, como ferramenta de aquisição de conhecimento.
E por fim, desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social, que:
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Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações;
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Formulem e solucionem problemas;
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Tenham hábitos adequados de estudo;
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Saibam trabalhar em grupo;
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Desenvolvam qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
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Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.
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Compreendam a cidadania como participação social e política, assim como exercícios de direitos e deveres;
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Utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos;
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Tenham interesse por diferentes formas de expressão cultural e artística;
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Percebam-se como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformação;
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Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
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Que sejam capazes de resistir às frustrações e de analisar as consequências dos seus atos;
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Que realizem projetos pessoais.